A APAE-MERITI enfatiza os caminhos que mostram que a pessoa com deficiência é competente, é capaz, e deseja participar e contribuir nas decisões sobre a vida; ela quer ter oportunidades almejando que seus direitos fundamentais sejam assegurados. O 'deficiente' é definido hoje como pessoa com deficiência intelectual, e é antes de tudo, eficiente, bom e competente. A APAE-MERITI mostra a importância da educação, desde os primeiros anos de vida até a idade adulta, busca qualidade na organização dos serviços, valoriza a família como mola propulsora do desenvolvimento, aprofunda o entendimento das síndromes e procura a compreensão de temas fundamentais como a sexualidade, as artes e o mundo do trabalho.
Essa proposta está baseada na visão de que já não cabe tratar a pessoa com deficiência como encapaz, dependente e doente. O que se pretende alcançar, no futuro imediato, é a formação de um aluno participante dentro da sociedade; contribuindo através de suas qualidades e competência. Os profissionais responsáveis e as famílias são levadas a avaliar com mais critério o seu papel dentro dessa mudança da mentalidade que relaciona deficiência com defeito, voltando-se para uma nova óptica, baseada na competência.
Dessa forma, acredita-se estar oferecendo condições para que se ultrapasse as barreiras sociais, que consistem em discriminar a questão da deficiência, desenvolvendo um olhar, uma preocupação e uma consciência que não exclua as pessoas atingidas pela problemática da integração a sua comunidade, nem rotule o ser humano que está à nossa frente.